quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Risk management





Um grande risco com o PE e uma gestão e\ou governação p\spin off’s e cluster apenas on sight, ie, navegação à linha de costa com boias ‘Empreendorismo: por ali’ , é o conformismo.


Conformismo e ‘não fazer ondas ou tiram-nos o pouco que temos’. Ie, se não somos das linhas estratégicas nem temos representação (estratégica) nem valemos estrategicamente (muito). Ie a analogia no ultimo CG do leão ou do bicho mau, dos corredores com sapatilhas e do desgraçado que fica para trás, pá, isso é tudo menos porreiro.


Imaginem a cena.


Um depto ou um centro que toma uma decisão ‘má’ desadequada e desenquadrada. Acham que não vai (nunca) acontecer? Just for the sake of argument, let us keep on. Uma decisão que poderá ser no sentido de preservar qualquer recurso do depto ou centro, apesar de isso poder ser ou ter um preço a pagar elevado (em outras direcções) mas autonomia de escola é assim.


Porque farão (ou poderão fazer) isso?


Simples proteção de recursos, simples no-trust nos orgãos ‘acima’, no sentido em que há que ter como fôr o orçamento, manutenção, actividades e se outra decisão fosse tomada, o dpto ou centro perde esse recurso mas NAO tem garantias de que possa subtitui-lo(a).


Ie, entramos numa de perdes-tu-perdem-todos por falta de … C-O-N-F-I-A-N-Ç-A. E num quadro de umas linhas mais estratégicas e mais sagradas do que outras, então pode bem acontecer que um depto ou centro tentará sempre preservar a sua posição na instituição. A ameaça ie o perigo é \ seria associado ao ‘topo’. A fera. O bicho mau que vem a correr e tu tens chinelos de praia e eu tenho umas nike air jet stream. Bué.


Permitam-me dizer: Estes passos Darwin-survival sem muito e muito bom dialogo e ouvir e ouvir bem e com método e longa e metodicamante, vai dar asneira. Não vai haver mal, como disse, somos Tugas, deixa ir, não há mais, que fazer… . Mas uma coisa são opções estratégicas, linhas se quiserem, e estar com isso, com leões e bichos ‘eu tenho uns Nike e os teus Adidas são 33 e tu calças 41, ‘tas tramado, pá,’ a ser inadvertidamente anti um qq depto ou centro ou grupo OU, outra coisa, é ter com que todos os programas, as (sub)linhas de varios deptos, vários centros, se harmonizam. Se mutuamente completam.


Bottom-up. Com alguma luz de (boa…) liderança top-down.


Ser-se contra ou até inadvertidamante ignorar detpos (É onde está a “massa crítica” da universidade e a maior parte da “massa cinzenta”. Pode não ser a melhor do mundo mas é a maior, a nossa.)*, é ser contra a instituição pois ao inves de um all-win temos um perdes-tu-perdemos-todos. É por isso que considero muito errada a alteração e não consulta com tempo, aos deptos, aos centros, as fac’s, tomem-se depois as decisões que se tomem. Como vai ser, pode ser CRASSO. Não para o(s) resultado(s) do(s) proximo(s) plebescito(s); Isso vai ser do género ‘plus ça change…’. Vai ser é mau p\a insitituição. Não vai haver energia_critica para ‘descolar’. Como um todo. DE certeza que vamos ter uns reactores e asas em run off into the sky mas mas ficar com uma parte (grande?) de passageiros e da fuselagem em terra.







The Honourable Schoolboy

Sem comentários: