quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

As Bolsas Santander





Estou à vontade para o repetir aqui pois já o disse frontalmente a staff 'local' do Santader e ao ICI. Idem Pr do CG (a quem alias ja re-repeti e re-apelei e re-sugeri que todas (TODAS) as actas do CG fossem publicas (ie intranet)).

O Banco Santander oferece, ie, investe & apoia com uma muito importante verba, que muito se agradece e a todos dignifica e engrandece, para efeitos de trabalho universitario, inc investigação. São cerca de alguns milhares de euros, most welcome,  que ‘entram’ nas univ's (não sei o total) e uma parte vai para as várias  fac’s para investir em eg projectos e\ou bolsas.

Pessoalmente, gostaria que chez nous  (e acho que os responsáveis do Santander iriam apreciar e muito):

* As verbas 'entradas' em cada Fac fossem dadas a conhecer a TODOS os seus docentes (...transparência e comunicação e informação e motivação e .... liderança por boa exemplificação) e que estes pudessem, em ‘local’ próprio (eg ccd), discutir o como e onde e quem e porque e quando e quanto apply to e use how.

* As bolsas para investigação pudessem inc BPD (post Doc): um post doc é tb pertinente p\ ter resultados, spin off, etc. Ja tem know-how, e contribui com heterogeneidade (em várias ‘dimensões’ num grupo)***

* Relacionado com o acima (e por isto que vou expor, viz. pela metodologia, de que discordo, é a minha opinião [ ie e que 'explica' porque não temos bolsas BPD-Santander]), é o método como creio termos por este jardim-wide by the sea,  BD-Santander, ie bolsas de PhD: Os beneficiados são candidatos a bolsas da FCT que ... não as receberam; ie, as bolsas FCT são ie ficam a parecer classe A+ e os que não conseguiram arranjar da FCT... candidatam-se a bolsas Santander. Eu acho mal que assim seja: (i) Não fazer seriação de candidatos nem ter painel para PhD Studentships como há na maioria esmagadora de univs de topo por este mundo,  despreza uma oportunidade; pois ... (ii)  poderiamos ter as bolsas PhD Santander como de worldwide application, ou pelo menos abertas a todos os nacionais onde o Santander tem representações, e assim (iii) termos alunos internacionais de PhD (coisa que com as bolsas FCT é virtualmente impossivel, força do reg da FCT) [Por outras palavras tb nao estamos a internacionalizar, ie  uma oportunidade\linha perdida, outra – e equipa que não marca...])*, que seriam seriados em painel proprio, Comme il faut. Daí que apelo que as regras de PhD Santander instruidas pelas varias univ's e fac’s sejam diferentes, mais eficientes, mais sérias, visem verdadeira C-O-M-P-E-T-I-T-I-V-I-D-A-D-E** . E não apenas  um passo subsequente e secundário ao processo das bolsas BD da FCT. Como creio e receio que seja. 

Repito: Porque não ter as bolsas PhD-Santander-UBI como dignamente C-O-M-P-E-T-I-T-I-V-A-S, internacionais e um factor de diferença e qualidade? Querem a vossa univ, a melhor pela diferença e pela qualidade? Eg, nas bolsas PhD?

* Porque não obrigar que estas bolsas fossem obrigatoriamente para um aluno a desenvolver em um projeto orientado por 2 profs de instituições de países diferentes, ex: da Universia? Contribuía para a internacionalização da investigação da UBI.


Então, do que estão à espera?

Ah, não me digam. Pois, do que a FCT vai apresentar em termos de bolsas e depois candidatos recusados e que vão sendo assim e vão tendo a bolsa actual fac-santander pois durante o período não conseguiram a da FCT, pois.

Posso citar uma passagem do Evangelho? Não, desse não, pois iriam dizer que é perseguição. Não, do Lucas. O que tem luz e coisas e ovelhinhas. Ah não? Pronto...


** Sobre PE e internacionalização: Não sei se as minhas sugestões seão tomadas, mas aqui fica um link - https://www.jyu.fi/en/studywithus?gclid=CMG_1obOgq0CFWIntAodsFHT0Q
Tenho um amigo que é lá Associate. Não sei se têm um PE comme le nôtre. Mas uma coisa têm – ensino em Inglês (claro que os freshman\woman\person na terra do sol da meia noite são fluentes em Ingles mas nós, Tugas, precisamos lá disso, pá). E cá? Vamos ser internacionais onde? Como disse? Dessa forma? Internacionais é isso? Salmo 23, salmo 23, Galatas e coisas.

É simples, é assim: Internationalize (right now!!!) [A-D-E-Q-U-A-T-E-L-Y] or Risk Irrelevancy (desde ontem).


*** Moreover, porque não propor que as bolsas Santander BPD sejam atribuídas a temas em áreas novas ou que não existam no país ou em que o país seja deficitário? As bolsas do Santander BPD poderiam ser de só por um ano. 

E se o Santander tivesse um programa de apoio em que após o ano o bolseiro tivesse um part-time no banco que lhe permitisse ter algum dinheiro e continuar o trabalho de investigação (com possivel usofruto do banco)? Eu aceito 1 milhão de euros (e estou a fazer preço de amigo) por cada colega que na U. Cambridge tirou PhD em Astro e 'arredores' e foi p\a City (ie banking 'industry').






The Honourable Schoolboy

Sem comentários: