quarta-feira, 19 de outubro de 2011

'Xutos' e Pontapés




Destaques 
____________________________________________________________
.documento diagnóstico para o Plano Estratégico ... 2020
...dá assim o pontapé de saída para uma discussão profunda para a 
construção de um documento essencial para o futuro da academia. 
Este documento diagnóstico será agora apresentado e discutido ...
em sessão no próximo dia …

Recorde-se que a ausência de plano estratégico 
foi um dos principais problemas detetado 
pela avaliação internacional dos EUA 
efetuada em 2007-2008. Este plano refletirá 
a situação atual da UBI e ajudará a traçar o caminho futuro da academia.

***************************



O texto acima está em (versão completa) http://ubinforma.ubi.pt/destaque1.html
e https://www.ubi.pt/Noticia.aspx?id=1930 . Espero NÃO ter que o ver no http://www.urbi.ubi.pt/ , e muito menos em qq outro jornal local\regional, ou pior, ver repetido verbalmente em 'pow-wow's' que iremos ter em breve in situ (https://www.ubi.pt/Noticia.aspx?id=1930).


Devo dizer que, semiótica's à parte, idem p\praxis & comunicação (social), espero que haja qualidade e discernimento no http://www.urbi.ubi.pt/, onde curiosamente a 'noticia de abertura' da 'edição' de 12 Okt é … Qualidade. A questão que levanto (e coloco em interrogação) é, 1º, sobre o que é e o que deve ser o Informa (e não só..., pelos vistos) e, 2º, se é um meio de informação, não deve então apresentar a (sua) mensagem sob a forma de um 'discurso' à mesa de um café, eg.


Eu vou, no entanto, and yet, 'por cause', ajudar. A evitar que se faça (ainda mais) uma ‘grosse betise’. O lapso [estrategico] é significativo, os erros [tacticos], diria, potencialmente graves. Antes de escrever a vs final, disseram-me, pediram-me '...Pá, MRS, MRS...', 'MRS????', '...sim, não te ponhas em Dr. House v.Goldra...', 'O que ...quê???', '...sim MRS, Marcelo, o da TV, gravatinha, olhar a direito p\ FCF, hhmmm, topas …? ''.


Para começar, então, sugiro a consulta do Salmo 19:12 (http://en.wikipedia.org/wiki/Psalm_19 ), colocar um pouco de Bach em ambiente, o J.S., o tal daquilo de Magdeburgo; sim, o 'gajo' aparece nuns anuncios e tudo, bué .


Já meses atras, numa entrevista, se ‘’usou’’ (e n\se deveria) uma deliberação do CG para ''bater com um pau'' num CC. Diplomacia freezing. Não foi bonito. Do género ir buscar um Grizzly, big bear, ‘bué de mau’ o bicho, para meter medo a uma dúzia de racoons na maroteira.


Agora, na minha modesta opinião:


O texto acima, está no ...Informa 278 15-21 Okt.




1. ''dá o pontapé de saida''? E ser modesto? A verdade é que o dito 'xuto' foi na realidade dado por quem em 07-08 convidou a EUA e esta fez o seu appraisal. Escrever que dá o dito 'xuto' de saida... . Pessoalmente (e não me afecta em nada, acreditem), acho um insulto pelos outros que ‘lá’ estiveram e no duro. A trabalhar. E ignorando tudo e todos quanto nesse processo de auto-avaliação 'andaram' ao(s) dito(s) 'xuto(s)' por voltas de 07, por aí.


2.'' Recorde-se''. Eu (melhor) diria 'informe-se' . Se é para recordar, convinha então, primeiro, confirmar se a informação é o que é e foi originalmente difundida a tudo e todos. Se é para recordar, colocar um link para irmos in situ confirmar o que é dito. Isso é que ficaria menos mal.


3. '' ausência de plano estratégico foi um dos principais problemas detetado pela avaliação internacional dos EUA efetuada em 2007-2008.''


Cf. o relatório da EUA e se aponte onde está esse aspecto tão saliente. É que houve e há (tantos) outro(a)s [recomendações]... .Depois, é preciso e-x-p-l-i-c-i-t-a-m-e-n-t-e dizer ‘’2007-2008’’? É ir ao homem e não à bola (ja que falamos em termos de 'xutos'), ie, estamos a tornar a coisa ad hominem, e nada apodíctico (http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=apod%C3%ADctico ).


A terminar. A 'dos'. Esta é simplesmente ''GPS''; Puro. O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará, etc, trevas, e por aí...


Recomendação {que a (!) [comissão da] EUA bem poderia fazer no ''follow up''}: O Informa (et al) deveria ter info's e sem qq's apreciações subjectivas; Bastava dizer que no dia X a pessoa Y vai estar no local Z para expor o doc qwertyuiop. Just.


Bom, o 'dos'. Oh gente, não é 'dos' , é uma 'a' ou 'da'. EUA significa European University Association (http://www.eua.be/Home.aspx ). E para sermos really really rigorosos, foi uma comissão composta por elementos dessa EUA que fez esse relatório. Just. O calendário aperta, o follow-up com PE na mesa, (approval or rejection or …d) a EUA ... , Abril c\um pouco de Mozart, K.165 http://en.wikipedia.org/wiki/Exsultate,_jubilate ...




Bom, Use your own mind, e por favor cf. http://www.ubi.pt/Ficheiros/PDF/Conteudos/UBI_Final_Report.pdf , http://webx.ubi.pt/~avi/programa.html , https://www.ubi.pt/Pagina.aspx?p=EUA . Cf. p.16, R23 no report da (!) [comissão da] EUA assim como a p. 19. Eu posso ser um chato terrivel e os meus colegas (alguns) preferem ter-me fechado no gabinete ou off-campus mas eu estive na comissao de auto-avaliação, dei lá uns 'xutos', outro(a!!)s colegas tb, e o que ficou do report (lembro-me por o ter estudado aquando do inicio da(s) primeira(s) tarefa(s) do CG) foi que não havia essa critica de ''não haver um plano estrategico''. Era (e é! [concordo]) preciso um novo plano, um plano ''which expresses a vision and sets priorities ''.


Ninguem da (comissão da[!!]) EUA disse, então, que não havia um plano.


Em caso de dúvida, escrever aos {da (!) [comissão da] EUA} que cá estiveram e perguntar qual foi o entendimento e precise recommendation dele(a)s nesse sentido. Eu posso estar enganado… Confirmem.




A minha sugestão? Remove-it. Ie o texto no Informa e n\só mas tb. Now! Better still, do it yesterday. Retirem, substituam, replace, erase. Qto antes. E sim, ficaria bem um pedido de desculpas. Que will not happen again. Ever: O 'informa' vai só, doravante, informar; Tout court. Tirar deste devaneio comunicativo-semiótico-e-mais-etc, as devidas conclusões.


A academia pode estar preocupada com o 13º mês, Yeah, it's the economy … mas...


E por falar em xutos... cf Xutos e Pontapés , A minha Casinha @ Rock in Rio 2010 em http://www.youtube.com/watch?v=6yNvwPwVSlk&feature=related .


Have fun



The Honourable Schoolboy

Sem comentários: