quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Improptus et al-3







A saida é que, e ja se ouve diktat nos nossos corredores, que o poder central tem é que ceder e dar e tem que ser bom que aqui podemos ser maus e cuidado, segurem-nos, aí, aí segurem-nos; Por outras palavras, acabem\redux com alguns cursos\vagas no litoral e coloquem aqui. Tipo transferencia forçada de alunos ou qse. Esqueçam. Com fundações (existentes e a vir) by the seaside, com competitividade destas intra-Iberia\UE, a precisar de todos os $$$, como num bolide de F1, cada milesimo de seg faz a diferença de vencer ou …, esqueçam. Pior. Ainda no litoral criam cursos nocturnos atractivos e então é pior do que imaginam. Receio que isto possa ser desagradavel de ler: Se querem competir, não é assim. Se querem ter um edge, não é assim: ou 'coitadinho' ou 'segurem-nos...'; Receio que a nivel de autarquias (existentes e novas formações) se precise de novas mentes, novas ideias, juventude nova (não n me estou a repetir) e diferença; idem nalgumas instituiçoes do ESUp por estas regiões. O que ouvi e li, não ajuda, não guia, não vai lá, ao tal edge de ter o tal milesimo de seg p\volta que permitirá... .

A minha perspectiva é que urge fazer uma 'nova' UNIV, uma nova estrutura, quiça uma 'verdadeira' fundação publica (ou com outro nome mas publica, nao como no RJIES) e onde a actual UBI e politecnicos se congregam (fusão?) em escolas e numa univ com 15,000 alunos; Assim se compete e de forma publica, serviço publico, sem overlaps de cursos, erc. E sem dano de carreiras e eliminaçaõ de emprego. Mas isso implica que tomemos alguma iniciativa nesta reorg esup e nao estejamos de forma apenas reactiva a rejeitar o que vier, é preferivel ter um plano de uma nova e ampla U (da e  para a) BI. 

Eu receio que a reorg que se vai propor a bem de satisfazer o poder politico actual será de fusoes intra-fac's\inter-dptos e quiça algumas intrainstituiçoes e aí, sim, com perda de emprego em funcionarios , etc etc. Uma fusao numa nova UNIV, se bem feita e para bem publico, serviria para atribuir modalidades e cursos de ensino por NOVAS escolas e nao por reduzir postos. Posso estar equivocado e ser ingenuo mas receio outras fusoes e reorg esup, se nao tivermos alguma iniciativa... e proactividade. 





The Honourable Schoolboy

Sem comentários: