domingo, 17 de abril de 2011

Fusões, Dispersões, Eliminações – I:



 
Assunto muito delicado. Muito. O meu antecessor tentou, numa reunião da S. Cientifica e correu mal. Muito. Procurei depois obter o conteúdo (de suporte) que faltou (no meu entender): Muitas conversas com os ‘top brass’ da faculdade (eu era Associado apenas…). Recomendações de cautelas. Muitas. E de ‘quanto menos se falar disso, melhor’.

O assunto parece ‘querer’ aparecer de novo. Um cronograma ‘redux’ seria: 2005 [?] (‘lançado’) – 2006 (eleições Pr. CC, SC, CCD, novos titulares, ‘não mexas nisso, não quero saber, deixa estar…’, [mas eu ‘sabia’ que iria surgir de novo e mais valia estar preparado]) – 2007 e 2008 (novos estatutos, algumas sugestões durante reuniões da A. Estatutaria, e tentativas de impor (!) via comissão da EUA– um dia falo sobre isso) – 2009-2010 (C.Geral, nova equipa reitoral) e … 2011, de novo, recentemente (vai-se lançando aqui e ali, a ver se pega).

Ontem, reunião CC. Até foi razoavelmente bem conduzido. Leitura de parecer por avaliador externo. Relator refere ‘escola de ciência e tecnologia da UBI’ em vez de Faculdade de Ciências (FC)... Lapso. Sem dúvida. Mas 2 comentários por detentores de cargos oficiais intra-FC: ‘olha lá, quem sabe...’ e ‘oh, pois. É já o futuro’... .



O assunto também emergiu meses atrás num debate ‘da nação’. Foi a ‘seco’ e se não foi correndo bem, pior acabou, mais uma vez no meu entender. Anteriormente, já o Pr. do C. Geral, em Junho creio, mas por motivos e num contexto algo diferente, colocou o assunto a discussão. Algumas opiniões foram pertinentes e merecedoras de posterior elaboração (gostei de ouvir, embora não concordasse com todas, mas foram bem expostas e credíveis), outras intervenções, um desastre completo (que Deus nos proteja a todos). E o assunto parecia ir ficar por ali (está presente na acta respectiva, que devia, como outras do CG, ser colocada pelo menos na área reservada para consulta de todos).

A questão, independentemente de ‘emoções várias’, é saber se a fusão da Faculdade de Ciências na de Engenharia e\ou a de Artes-Letras junto com as C.Sociais e Humanas, será uma mais-valia. Poupa-se dinheiro? Sim. Muito? Significativo? Será só o $$$? Haverá vantagens de ensino? E investigação? Será mesmo? Ie, de repente, faz-se um despacho, ‘Xaramm!!’, uns ‘Laudate domine’, fazem-se uma missas com Bispo, canções e flores; Estamos todos, que éramos do departamento x, agora na faculdade Y. Isso vai melhorar? O quê? ‘Leva tempo e é preciso fomentar sinergias’. Tudo bem, vamos a isso, ie, ao tempo e fomento. Mas porquê a fusão então, se podenos ter tudo de bom sem a fusão? Fusão então, porquê? E será que todos da FC querem ir para a FEng? É que há quem queira ir (muitos e muito) para a CSH e também CSaude.

Quem tiver curiosidade pode consultar em https://sites.google.com/site/againthehonourableschoolboy, no link ‘FC+T’, uma ‘mui singela análise’, que contém alguns elementos que recolhi desses ‘pow-wow’ com alguns ‘top brass’.


The Honourable Schoolboy

Sem comentários: