domingo, 17 de abril de 2011

Foguetes e a DGES.


Foguetes e a DGES.

Já todos viram fogo de artifício, e fica tudo de nariz para cima. A ver os foguetes. Bum, Bam, bué de giro, nice meu. Porreiro, pá!

Em Setembro, os Publicos, DN’s, etc, publicam os resultados das candidaturas e entradas no E. Superior.

Mas há um outro doc que os Publicos, DN’s, por aí, deveriam analisar e extrair alguns elementos. Para o povo, os que andam aí ‘à rasca’. O doc é o http://www.dges.mctes.pt/NR/rdonlyres/65940C16-E227-4AA2-9DF1-F1478932A8EF/5101/CNA2010emNumeros3.pdf. No Expresso dia 9 Abril, p. 36, diz-se qq coisa, em artigo de I. Leiria. Mas precisava de um link para mais ‘ingredients; Segue (precisando que cada cada caso seja bem analisado),

P\ saber, e.g., :

0) Ler e ‘assimilar’ (para depois perceber) o texto da p.4

1) P6. Perderam-se 5 mil alunos colocados mas NãO matriculados?

2) P8 (idem p.20 e 21 (!)). Por exemplo (Eg), vagas em CBranco (1 U, 1 politc) = Leiria (politec); Vagas CB+Guarda+Viseu+Portalegre = Coimbra ou Braga. 1+1 > 3? Ie, um bom consórcio, se menos ‘capelinhas’, se menos ‘paróquias’, mais ‘sentido de e do estado’ e\ou regiões?

3) P.10 a 19; ver tb. P. 33 a 41. Cursos a mais? Racionalização? www.a3es.pt/? ... A ver os foguetes. Bum, Bam, bué de giro, nice meu. Porreiro, pá!

4) Continuar, por favor... . Comparar gráficos p.30. Entre o que atrai mais ou perde mais. Em termos de alunos. Sim, por favor, a sério: Que tal baixar as propinas? Ser competitivo? Ser diferente?

5) Ver bem, a tabela na p.31 e depois o grafico na p.32. O n. de alunos do distrito, por exemplo, eg, , de Castelo Branco que se candidataram ao Ensino superior e qtos "apanhou"... . O distrito de origem dos alunos, nomeadamente o n. dos que veem do Porto e como a área de influência a sul de Lisboa é muito baixa. Sendo o distrito do Porto um dos mais afectados pelo desemprego que consequências em termos de alunos vindos de lá? Ou de abandono dos inscritos actuais?

6) Permitam-me ser ‘compacto’ e pedir-vos p\ver grafico p. 42 e usar dados da p.21. Entre o que atrai e perde. Ver 5) acima. Idem tabela p.48 e 49. Tb. P. 63.


7) Agora é que é preciso calma. Muita. Muitos detalhes. P. 69 a 98 (fim). Indices de ocupação; Indices de satisfação (ou não) de procura.[O que está descrito (embora de forma crua e incompleta) no Expresso, cf. artigo referido]. Curiosidades (tomar uma dada univ. ie, escolher): Com Medicina (ou Farmácia) como referência de ‘max. ocupação e ‘max. procura’, notar que Eng. Aero é (onde exista) caso de sucesso; Já outras engas (depende caso \ univ) parecem menos bem, parecem alias algo mal (alguns casos)... . Idem para BioEng em comparação com Biomedicas? 0.33 de indice de procura vs 0.74? ‘A matter of time’? Tb não estava à espera dos niveis de ‘satisfação de procura’ a Bioq e Biotec... . Algum significado? Eu sei que depende de Univ. Mas analisar, discutir.

9) O panorama do IPGuarda parece mesmo muito mau. Consequências?




The Honourable Schoolboy

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